Coronavirus 728x90

Governo poderá antecipar Plano Safra 2020/21, diz ministra da Agricultura

Por Redação em 05/04/2020 às 20:25:25


Setor teme menor oferta de crédito diante dos impactos da pandemia do coronavírus. Tereza Cristina deve se reunir nesta semana com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O governo poderá antecipar o Plano Safra neste ano "para dar um horizonte" aos agricultores brasileiros que tomam esses recursos, em meio a temores com menor oferta de crédito para a futura safra devido ao cenário econômico complicado com o novo coronavírus, afirmou neste domingo (5) a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

No entanto, a ministra ponderou que o programa governamental de financiamento aos agricultores brasileiros, familiares e empresariais não é suficiente para atender às necessidades do setor e que irá se reunir nesta semana com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a situação.

Ministra Tereza Cristina durante evento em Dourados (MS)

TV Morena/Reprodução

"Estamos pensando em tentar antecipar o Plano Safra para dar um norte para aqueles que tomam esse recurso. Mas a gente sabe que ele é 40% só do que se precisa para tocar uma safra do tamanho da safra brasileira, para que essa engrenagem toda trabalhe. Então, realmente esse é o assunto número um das minhas preocupações e da minha gestão", disse Tereza Cristina.

A declaração foi dada durante videoconferência transmitida na internet com representantes do setor do agronegócio e conduzida pelo agrônomo Xico Graziano, professor de MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A preocupação ocorre apesar da aprovação pelo Senado, no mês passado, da chamada MP do Agro, editada para modernizar o financiamento rural. A medida, defendida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ainda depende de sanção presidencial.

A fala da ministra veio após afirmação do ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi ter afirmado, durante a videoconferência, ver "dificuldade de ter os volumes de recursos necessários para que no ano que vem nós possamos ter essa super safra".

Fonte: G1

InfoJud 728x90

Comentários