Combate a dengue

Governo Biden anuncia US$ 1 bi para aumentar concorrência no setor de carnes

Por Redação em 03/01/2022 às 21:18:01

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira que vai direcionar US$ 1 bilhão para expandir a capacidade de pequenas processadoras de carne no paĂ­s. O investimento faz parte de uma iniciativa mais ampla para reduzir o que o governo considera uma forte concentração no setor de processamento de carnes. Segundo comunicado da Casa Branca, o plano tem como objetivo criar "um setor de carnes e aves mais competitivo, justo e resiliente, com melhores ganhos para os produtores e mais opções e preços acessĂ­veis para os consumidores".

Entre outras medidas, o governo pretende fortalecer as regras que protegem agricultores, pecuaristas e consumidores, aumentar a concorrĂȘncia e criar mais opções para pecuaristas e consumidores no curto prazo - iniciando projetos independentes de processamento -, facilitar o acesso ao crédito para processadoras independentes, e melhorar a transparĂȘncia nos mercados de gado.

O governo Biden vem criticando fortemente a indĂșstria de carnes dos EUA, alegando que o setor é controlado por um pequeno nĂșmero de empresas e que a falta de concorrĂȘncia prejudica consumidores, produtores e a economia. No mĂȘs passado, a Casa Branca disse que os frigorĂ­ficos estavam aumentando os preços além da inflação.


Fonte: Estadão

Comunicar erro

ComentĂĄrios