Combate a dengue

Pesquisa para o 4º Levantamento da Safra de Grãos tem início no estado com trabalho de campo

Por Redação em 14/12/2021 às 14:35:37

O trabalho de coleta dos dados atualizados da safra de grãos realizado pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Rio Grande do Sul, está sendo feito em campo. A ação ocorre durante esta semana (13 a 17) e conta com informantes em todas as mesorregiões do estado englobando todos os municípios produtores. São parceiros da Conab entidades como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), cooperativas, escritórios de planejamento e agentes financeiros, além de produtores rurais.

Neste 4º levantamento da safra, serão avaliadas as culturas de verão como soja, arroz e milho, que se encontram desde a fase de semeadura e algumas já em estádio reprodutivo.Também serão levantados os dados de fechamento da colheita das lavouras de inverno: trigo, aveia, cevada e canola.

A metodologia empregada na coleta dos dados parte de um universo de mais de cinquenta informantes e a consolidação dos números é feita de forma regionalizada em quatro roteiros, com o emprego de 175 questionários que representam as principais regiões produtoras: Depressão Central, Noroeste, Alto Uruguai, Planalto médio, Campos de Cima da Serra e Nordeste do estado.

As informações de interesse se referem ao percentual semeado e colhido, estádios das culturas, tipos de sementes, ciclo das cultivares, tecnologia empregada, calendário agrícola, qualidade das lavouras, área plantada e produtividade estimada. Serão avaliados também os efeitos adversos do clima em todas as culturas, principalmente a estiagem que atingiu a cultura do milho na fase reprodutiva, de formação e enchimento do grão, o que deve refletir em queda no potencial produtivo do cereal. O foco principal deste levantamento a campo será a verificação "in loco" e quantificação dos prejuízos causados pela estiagem.

Além das informações sobre a produção de grãos, a Conab coletará também informações de crédito (investimento e custeio) e de comercialização das culturas.

Os resultados da safra de grãos do Rio Grande do Sul serão divulgados no dia 11 de janeiro de 2022, no portal da Conab, com o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 em todo o país.


Fonte: Conab

Comunicar erro

Comentários