Agricultores de juta e malva se reúnem com Conab para avaliar custos dos produtos

Por Redação em 28/11/2021 às 15:21:28

Durante dois dias, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reuniram com produtores de juta e malva no Amazonas. Os encontros contaram com o apoio da prefeitura do municĂ­pio de Manacapuru e tiveram como objetivo conhecer melhor o processo produtivo dos produtos, a fim de atualizar os coeficientes técnicos utilizados para o cĂĄlculo dos custos de produção das fibras.

O primeiro dia de trabalho foi destinado à visita técnica em uma ĂĄrea de produção. Na oportunidade, foi possĂ­vel identificar in loco as ferramentas utilizadas pelos agricultores durante o processo de preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita e pós colheita. Ainda neste dia, os técnicos da Conab puderam conhecer um dos compradores da juta e da malva da região produtora de Manacapuru.

O segundo momento foi reservado para realização do painel para atualizar os coeficientes técnicos e preços dos insumos utilizados na produção, com anĂĄlise dos processos de sistematização e preparo do solo, semeadura, tratos culturais, colheita e pós colheita. Com participação recorde em reuniões com este objetivo realizada nos Ășltimos anos, estiveram presentes os produtores, representantes de associações, órgãos de assistĂȘncia técnica, secretarias de produção, governo local, instituições financeiras, indĂșstrias e universidades.

O custo de produção é um importante parâmetro para a formulação dos preços mĂ­nimos e para a juta e a malva, especificamente, são atualizados anualmente no Sistema de Informações AgropecuĂĄrias e de Abastecimento (Siagro). A metodologia da Companhia indica que os pacotes tecnológicos devem ser revisados a cada trĂȘs anos, para verificar os sistemas de produção, adoção de novas tecnologias e produtos aplicados.


Fonte: Conab

Comunicar erro

ComentĂĄrios