Brasil terá 12 novos adidos agrícolas junto às representações diplomáticas no exterior

Por Redação em 23/11/2021 às 17:36:05

Os novos representantes passaram por processo de seleção e agora participam de treinamento com programação nos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, e na AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia


Doze adidos agrĂ­colas se preparam para tomar posse em missões diplomĂĄticas brasileiras no exterior. Desses, 11 irão substituir adidos em postos que jĂĄ estavam estabelecidos. A cidade de Berlim, na Alemanha, por sua vez, contarĂĄ pela primeira vez com um adido agrĂ­cola.

O decreto com a designação foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no DiĂĄrio Oficial da União no Ășltimo dia 8 de novembro.

Os adidos agrĂ­colas designados participam nesta semana do 2Âș módulo de treinamento de inĂ­cio de missão, com programação nos ministérios da Agricultura, PecuĂĄria e Abastecimento e das Relações Exteriores e na AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin).

Com a posse dos novos adidos, o Brasil contarĂĄ com 28 adidos agrĂ­colas brasileiros junto às representações diplomĂĄticas no exterior, conforme o Decreto NÂș 10.519.

Os adidos desempenham missões permanentes de assessoramento junto às representações diplomĂĄticas brasileiras no exterior. TĂȘm o papel de identificar oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro. Para isso, tĂȘm interlocução com representantes dos setores pĂșblico e privado, assim como interagem com relevantes formadores de opinião, na sociedade civil, imprensa e academia.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, os adidos agrĂ­colas tĂȘm sido amplamente reconhecidos como agentes para maior inserção da agropecuĂĄria brasileira nos mercados onde estão inseridos. A atuação dos adidos agrĂ­colas em postos estratégicos tem papel importante no desempenho favorĂĄvel nas negociações de acordos internacionais de comércio, na superação de barreiras técnicas, sanitĂĄrias e fitossanitĂĄrias ao comércio e na promoção do agro brasileiro nas missões oficiais.

A duração da missão de assessoramento em assuntos agrĂ­colas poderĂĄ chegar a quatro anos consecutivos, não prorrogĂĄveis, contados da data de apresentação do adido agrĂ­cola à representação diplomĂĄtica para a qual tiver sido designado.

Seleção

O processo seletivo dos novos adidos iniciou em junho. Entre os requisitos para concorrer ao cargo estão: ser servidor do quadro de pessoal efetivo do Ministério da Agricultura, PecuĂĄria e Abastecimento e estar em exercĂ­cio no Mapa ou em uma de suas entidades vinculadas. Também deve ter, no mĂ­nimo, quatro anos de exercĂ­cio no Ministério ou em entidade vinculada ao órgão, nos Ășltimos dez anos.

Além disso, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado e ser servidor publico federal ou empregado do quadro permanente de empresa pĂșblica federal ou de sociedade de economia mista hĂĄ no mĂ­nimo dez anos. Outros requisitos são: atestar proficiĂȘncia em idioma estrangeiro, conforme o edital, e diploma de nĂ­vel superior completo, no grau de bacharel ou equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC.




Confira a relação dos novos adidos agrĂ­colas:

ANA CAROLINA MIRANDA LAMY, na Embaixada do Brasil em Bangkok, Reino da Tailândia;

EDUARDO SAMPAIO MARQUES, na Embaixada do Brasil em Berlim, RepĂșblica Federal da Alemanha;

ANDREA CLAUDIA PARRILLA, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, RepĂșblica Argentina;

ADRIANE REIS CRUVINEL, na Embaixada do Brasil na Cidade do México, Estados Unidos Mexicanos;

JULIANO VIEIRA, na Embaixada do Brasil em Hanói, RepĂșblica Socialista do Vietnã;

BRUNO CAVALHEIRO BREITENBACH, na Embaixada do Brasil em Jacarta, RepĂșblica da Indonésia;

ÂNGELO DE QUEIROZ MAURÍCIO, na Embaixada do Brasil em Nova Delhi, RepĂșblica da Índia;

CARLOS GOULART, na Embaixada do Brasil em Pequim, RepĂșblica Popular da China;

CARLOS VITOR MULLER, na Embaixada do Brasil em Pretória, RepĂșblica da África do Sul;

ADRIANO PERRELLI PESTANA DE CASTRO, na Embaixada do Brasil em Riade, Reino da ArĂĄbia Saudita;

RICARDO ZANATTA MACHADO, na Embaixada do Brasil em Seul, RepĂșblica da Coreia; e

MARCO AURÉLIO PAVARINO, na Embaixada do Brasil em Tóquio, Japão.


Fonte: Ministério da Agricultura

Comunicar erro

ComentĂĄrios