Produtividade aumenta nos seringais de SP com volta da chuva

Por Redação em 31/10/2021 às 08:48:24

Produtividade aumenta nos seringais de SP com volta da chuva

Chuva no noroeste paulista traz esperança de uma safra de borracha melhor.

O noroeste paulista, região responsável por 67% da produção de borracha do país, não teve um bom aproveitamento da safra passada pela falta de chuva. Mas, com a previsão de chuva para esse ciclo, os produtores estão animados.

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola, a safra que acabou em julho desse ano teve queda de quase 2% na produtividade em todo o Brasil.

O produtor de borracha Adriano Sabino tem uma fazenda em Uchôa (SP) e conta que, na última safra, acabou produzindo 30% menos do que esperava.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 31/10/2021)

Produtividade aumenta nos seringais de SP com volta da chuva

Para esse ano, ele está confiante e torcendo para continuar chovendo. Sua fazenda tem 40 hectares e 13.500 seringueiras. Até julho do ano que vem, ele espera tirar 180 toneladas de coágulo de borracha, o que é um bom número para uma safra que promete ser boa.

Em Monte Aprazível (SP), a sangria começou no fim de setembro, também com mais chuva. No último ciclo, a falta de chuva fez cair a produção em 20%. Mas agora a expectativa é de retirar 200 toneladas de coágulo de borracha dos 60 hectares da propriedade.

De acordo com o diretor executivo da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha, o preço da borracha beneficiada bateu recorde esse ano, passando dos R$ 10, e deve seguir em alta, outro motivo para animar quem trabalha no setor.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários