Produção de algodão diminui durante a pandemia

Por Redação em 06/06/2021 às 07:34:12


Reprodução/TV TEM

Quando as flores do algodão deixam o campo branquinho é porque chegou a hora da colheita e, se o clima está favorável, sem umidade para atrapalhar, as máquinas não descansam.

A atividade está longe de ter o mesmo investimento em São Paulo na comparação com outros estados, mas o algodão ainda resiste em áreas como no município de Paranapanema (SP).

A área cultivada este ano não passou de 1.100 hectares. Já no ano passado, chegou a pouco mais de cinco mil. Um dos motivos para essa redução tem a ver com a pandemia.

O produtor de algodão Petrus vem testemunhando essa diminuição ao longo dos anos e lembra que há outros fatores que explicam o recuo da área plantada.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 06/06/2021)

Produção de algodão diminui durante a pandemia

60% do que é colhido abastecem o mercado interno, o restante é para exportação. Enquanto a arroba é comercializada por até R$ 165 no Brasil, para clientes fora do país sai por R$ 180.

Na fazenda, 200 hectares são plantados com algodão. O produtor deve colher 310 arrobas até o fim da safra, com produtividade girando em torno de quatro toneladas por hectare. No ano passado, foram seis.

Da colheita, o algodão em caroço é embalado e trazido para uma cooperativa. No galpão, começa um dos processos mais importantes: o da distribuição. Para isso acontecer, são vários os processos.

Essas etapas são fundamentais para garantir a qualidade do produto, o que reflete na venda. A pandemia também impactou no mercado internacional. Há contratos que ainda nem foram fechados por conta da paralisação de alguns portos e dos custos de produção.

Já no cenário nacional, o consumo vem das indústrias têxteis, principalmente as que trabalham com fiação, setor que é a aposta dos produtores para continuar investindo e acreditando no mercado.

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

VÍDEOS: veja as reportagens do programa

Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários