Ministério da Agricultura se diz "surpreso" com suspensão de frigoríficos brasileiros pela Arábia Saudita

Por Redação em 07/05/2021 às 10:51:15

O Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores afirmam que receberam com "surpresa e consternação" a decisão da Arábia Saudita de suspender as importações de carne de aves de 11 frigoríficos brasileiros, dentre eles 7 unidades da JBS. Em nota publicada no site oficial, após acionadas pela reportagem, as pastas comentam que não houve nenhum contato prévio das autoridades sauditas e que ainda não estão claras as justificativas para as proibições.

O documento também diz que o governo brasileiro já está em contato com a Arábia Saudita e com a embaixada do país em Brasília para esclarecer a informação. "Todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vistas à pronta resolução da questão. Caso se comprove a interposição de barreira indevida ao comércio, o Brasil poderá levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC)."

Os ministérios acrescentaram que o Brasil obedece a todos os requisitos sanitários estabelecidos pelo mercado da Arábia Saudita e "reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade seguidos por toda nossa cadeia de produtos de origem animal, assegurados por rigorosas inspeções do serviço veterinário oficial".

A decisão do governo saudita consta em documento publicado ontem (6) no site oficial da Saudi Food & Drug Authority (SFDA), a agência governamental que regula alimentos e medicamentos no país. As restrições começarão a valer a partir do dia 23 deste mês, mas o motivo não foi informado.

Dentre os vetos, estão sete unidades da JBS divididas entre a Seara Alimentos e a JBS Aves, três fábricas da Vibra Agroindustrial S/A e uma da companhia Agroaraçá Alimentos.



Fonte: Estadão

Comunicar erro

Comentários