Produção de açúcar no Centro-Sul pode cair até 20%, aponta relatório

Por Redação em 01/05/2021 às 10:45:00

Com o clima mais seco do que o normal no estado de SP, a produção de açĂșcar na região Centro-Sul pode cair para 31 milhões de toneladas na temporada de 2021-2022



A produção de açĂșcar do Brasil pode cair em até 20% em 2021-22 com o impacto do clima seco na produtividade, o que ameaça reduzir o volume de cana-de-açĂșcar para o menor nĂ­vel em uma década, segundo uma das maiores tradings mundiais da commodity.

Com o clima mais seco do que o normal no estado de São Paulo desde o ano passado, a produção de açĂșcar na região Centro-Sul pode cair para 31 milhões de toneladas na temporada de 2021-22, segundo relatório da Wilmar International visto pela Bloomberg. O volume se compara à estimativa de 38,5 milhões de toneladas na temporada passada.

"A previsão de tempo seco deve continuar nos próximos 30 dias e poderĂ­amos reduzir ainda mais nossas projeções de safra se a falta de chuva continuar estressando a colheita", disse em entrevista por telefone Karim Salamon, chefe de anĂĄlise de mercado de açĂșcar da Wilmar, que tem sede em Cingapura.

São Paulo, que responde por 68% da produção total de cana da região, registrou o clima mais seco em duas décadas em cinco dos seis meses até março, e a queda da produtividade pode chegar a 20% em algumas ĂĄreas, estima Salamon. Os riscos para a safra do maior produtor mundial da commodity também sustentam os preços do açĂșcar bruto, que atingiram a maior cotação em seis semanas em Nova York na semana passada. O açĂșcar acumula alta de 5% desde janeiro.

Embora a produção menor de cana possa reduzir a oferta de açĂșcar do Brasil, a quantidade final também dependerĂĄ de quanto caldo é desviado para produzir etanol. Isso, por sua vez, também estĂĄ muito condicionado às perspectivas para os preços de energia e à recuperação da demanda doméstica por etanol no paĂ­s.



Fonte: Bloomberg

Comunicar erro

ComentĂĄrios