Conab eleva previsão da safra de grãos no Brasil para 273,8 milhões de toneladas

Por Redação em 08/04/2021 às 10:42:26


Divulgação/Confederação Nacional da Agropecuária

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou nesta quinta-feira (8) que a previsão para a safra de grãos no Brasil, que deverá chegar a 273,8 milhões de toneladas, um crescimento de 6,5% sobre o ciclo anterior, ou 16,8 milhões de toneladas.

Em relação ao mês passado, são 1,5 milhão de toneladas a mais previstas.

A área total de plantio deve crescer 3,9% sobre a safra anterior, alcançando cerca de 68,5 milhões de hectares. O aumento se deve, principalmente, a boa performance da soja e do milho.

Cerca de 20 milhões de hectares serão provenientes das lavouras de segunda e terceira safras (outono) e as de inverno, que ocuparão a pós-colheita da soja e do milho primeira safra.

O levantamento da Conab leva em conta o calendário de safra, que começa em julho e termina junho do ano seguinte. Diferentemente da análise Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera o que foi produzido durante os 12 meses do ano.

Soja

A soja, principal produto do agronegócio brasileiro, tem colheita estimada de 135,5 milhões de toneladas, crescimento de 8,6% em relação ao último ciclo. Esse será um novo recorde para a cultura.

A venda estimada para o mercado externo para a soja é de 85,6 milhões de toneladas (aumento de 3%). Caso a previsão se confirme, será um recorde da série histórica – sustentado pela demanda internacional aquecida e pelo alto percentual de comercialização observado para a safra atual.

Milho

A produção de milho também tem estimativa recorde, com previsão de atingir 109 milhões de toneladas e crescimento de 6,2% sobre a produção passada.

Apesar de a exportação do milho seguir em um ritmo mais lento, a Conab tem a expectativa de enviar 35 milhões de toneladas para o exterior na safra atual, valor praticamente igual ao observado na última safra.

Arroz e feijão

O feijão deve ter crescimento de produção de 2%, totalizando 3,3 milhões de toneladas.

O arroz, no entanto, deve sofrer uma redução de produção de 0,8%, chegando a 11,1 milhões de toneladas.

Algodão

O algodão tem produção estimada de 6,1 milhões de toneladas do produto em caroço, correspondendo a 2,5 milhões de toneladas de pluma.

A exportação do algodão em pluma aumentou 18,1% no acumulado de janeiro a março, comparado com o mesmo período do ano passado.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários