PGR apresenta denúncia contra Witzel e 4 desembargadores do TRT

Por Redação em 02/03/2021 às 14:14:30

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta terça-feira denúncia contra o governador afastado do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) e quatro desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) por crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Essa foi a quarta denúncia apresentada pela PGR contra Witzel. Hoje, a Polícia Federal deflagrou um operação contra os investigados. Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão para colher provas sobre esquema de corrupção no TRT da 1ª Região.

Ao todo, 18 pessoas foram denunciadas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os desembargadores denunciados foram Marcos Pinto da Cruz, Antonio Carlos de Azevedo Rodrigues, José da Fonseca Martins e Fernando Antônio Zorzenon da Silva. Também foram implicados o juiz do Trabalho Múcio Nascimento Borges, o pastor Everaldo e familiares das autoridades.

Na petição apresentada à relatora do inquérito no STJ, ministra Nancy Andrighi, a PGR defendeu a perda dos cargos públicos de todos o agentes públicos que supostamente participaram do esquema. Witzel já está afastado do cargo desde agosto do ano passado.

Na peça, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo pede que os denunciados sejam obrigados a devolver aos cofres públicos R$ 32,6 milhões, entre indenização e danos morais à União.

"Está-se diante de uma sofisticada organização criminosa, arraigada no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, composta por desembargadores do Trabalho, incluindo o atual e o ex-presidente da Corte. Os integrantes do grupo criminoso, além de se locupletarem, prejudicam os jurisdicionados que deixam de receber verbas imprescindíveis para sua sobrevivência, em razão de decisões voltadas exclusivamente para beneficiar as empresas que pagam altas quantias à Orcrim", afirmou.

Fonte: Valor

Tags:   Valor
Comunicar erro

Comentários