Combate a dengue

Alemanha pode abater até 70 mil frangos após registro de gripe aviária em fazenda

Por Redação em 17/11/2020 às 12:13:49

Diversos surtos têm sido registrados na Europa nas últimas semanas, com suspeitas de que aves selvagens estejam espalhando a doença. Risco para humanos é considerado baixo. Criação de frango na Europa

REUTERS/Francois Lenoir

A Alemanha detectou a presença de gripe aviária em mais uma granja comercial e agora se programa para realizar o abate de até 70 mil aves, disseram autoridades na terça-feira (16).

A gripe aviária do tipo H5N8 foi confirmada em uma fazenda perto de Rostock, no estado de Mecklenburg-Vorpommern, disse um porta-voz da autoridade governamental local, Landkreis Rostock.

Cerca de 4.500 frangos na granja teriam que ser sacrificados, mas a criação se espalha por vários locais e o total pode chegar a 70.000, disse o porta-voz.

"Para combater o surto da doença e prevenir sua propagação, é necessário, do ponto de vista médico veterinário, abater até 70.000 aves em vários locais", disse o porta-voz. "Os preparativos começaram".

Enquanto isso, o estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, também relatou na terça-feira outro surto de H5N8 em uma fazenda na área de Kreis Nordfriesland, com cerca de 1.000 patos, gansos e galinhas abatidos.

Diversos surtos de gripe aviária têm sido registrados na Europa nas últimas semanas, com suspeitas de que aves selvagens estejam espalhando a doença.

A Dinamarca ordenou o abate de 25 mil frangos depois de descobrir a gripe aviária H5N8 em uma fazenda, disseram as autoridades na segunda-feira, o que na prática interrompe as exportações de aves e ovos para países fora da União Europeia por pelo menos três meses.

Outros casos foram relatados na França e na Holanda. A Grã-Bretanha ordenou o abate de 13.000 aves em uma fazenda no noroeste da Inglaterra depois de detectar casos da gripe aviária.

O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação exigiram extensos programas de abate para conter sua disseminação.

Veja os vídeos mais assistidos do Globo Rural:

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários