China nega envio de sementes misteriosas ao Brasil e diz que está disposta a cooperar com investigação

Por Redação em 01/10/2020 às 16:41:53

Chineses afirmaram que o envio de sementes do país é proibido e que uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de postagem dos pacotes apresentaram indícios de fraude. Entenda a possível fraude no mistério das sementes enviadas indevidamente da Ásia

A Embaixada da China no Brasil negou nesta quinta-feira (1º) que pacotes de sementes misteriosas que chegaram a pelo menos 8 estados brasileiros nas últimas semanas tenham vindo daquele país. E disse estar disposta a cooperar com a investigação das autoridades brasileiras.

Na última terça-feira (29), o Ministério da Agricultura informou "até o momento, o recebimento de 36 pacotes, originários de países asiáticos, como China, Malásia e Hong Kong".

Mas, no último dia 18, os chineses já haviam afirmado que uma verificação preliminar do China Post, os Correios do país, constatou que as etiquetas de postagem apresentam indícios de fraude.

WEBSTORIES: entenda o caso das sementes misteriosas

Conheça a fraude que pode explicar as 'sementes misteriosas'

"Sementes são artigos de envio proibido ou restrito para os países membros da União Postal Universal (UPU). Os Correios da China seguem rigorosamente as disposições da UPU e vetam o transporte postal de sementes", disse a embaixada chinesa nesta quinta.

Suspeita de fraude

Nos Estados Unidos, aonde os pacotes também chegaram, o Departamento de Agricultura (USDA, em inglês) trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como "brushing".

O "brushing" é, essencialmente, o envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas.

A semente, no caso, apenas cumpre a finalidade de não deixar o pacote vazio. Isso explicaria por que as autoridades até agora não encontraram sinais de tentativas de bioterrorismo ou contaminação.

Recebi as sementes: o que fazer?

O Ministério da Agricultura brasileiro reforça para que a população tenha cuidado e não abra os pacotes de sementes, seja qual for o país de origem. Também pede para que o produto não seja jogado no lixo.

Caso o cidadão receba sementes provenientes do exterior, o governo orienta a entrega do material para uma das unidades do ministério em seu estado ou no órgão estadual de defesa agropecuária.

Todos os pacotes suspeitos vão ser analisados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia, que é referência no país.

Moradores de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Rondônia, Pernambuco e Bahia afirmam já terem recebido as sementes misteriosas junto com compras feitas pela internet.

Problemas parecidos nos EUA e Canadá

O USDA abriu uma investigação para apurar o caso e disse que as sementes são de mais de uma dúzia de espécies de plantas.

"O Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal do USDA (Aphis) está trabalhando em estreita colaboração com a Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna, outras agências federais e departamentos estaduais de agricultura para investigar a situação", disse o departamento.

Os pacotes também foram vistos no Canadá, onde o governo postou um alerta contra "sementes estrangeiras enviadas pelo correio da China ou Taiwan".

Veja o comunicado da Embaixada da China no Brasil

"Nota Embaixada da China

Soubemos por nota do Ministério da Agricultura e pela imprensa que brasileiros de diferentes partes do país têm recebido pacotes contendo sementes de plantas e que alguns desses pacotes trazem etiquetas com ideogramas chineses.

Sementes são artigos de envio proibido ou restrito para os países membros da União Postal Universal (UPU). Os Correios da China seguem rigorosamente as disposições da UPU e vetam o transporte postal de sementes. Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados. A Embaixada está disposta a cooperar com a investigação das autoridades brasileiras."

VÍDEOS: mais notícias do agronegócio

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários