Combate a dengue

Esclarecimento sobre o ciclone bomba

Por Redação em 14/09/2020 às 11:39:07

Divulgações recentes na mídia mencionam a previsão de ocorrência de um novo ciclone do tipo bomba a atuar no Sul do Brasil entre esta segunda (14/09) e terça-feira (15/09). Sobre este fato são necessários alguns esclarecimentos:

A ciclogênese explosiva ou ciclone do tipo bomba caracteriza-se quando há um rápido aprofundamento (intensificação) de um centro de baixa pressão associado a um ciclone com características extratropicais. Normalmente esta medida de intensificação é caracterizada por uma queda na pressão de 1 mb/hora em um período de 24 horas. A previsão indica que o ciclone extratropical associado a uma frente fria que atua na Região Sul tenha essa intensificação nas próximas 24 horas cumprindo-se assim, os critérios para classificação como ciclogênese explosiva. 

Inicialmente, deve-se destacar que uma intensa linha de instabilidade foi responsável pelos vendavais e inúmeros danos entre o norte do RS e sul do PR no dia 30/06. Posteriormente, a presença do ciclone do tipo bomba próximo ao litoral favoreceu ventos fortes no RS e SC no dia 01/07. Apesar disso, destaca-se que este ciclone atuará mais afastado para o oceano em comparação com o sistema que provocou ventos intensos no dia 01/07. Desta forma, embora tenha previsão de ventos de moderada a forte intensidade no litoral da Região Sul, a intensidade, duração e danos causados por este sistema não se comparam ao evento do dia 01/07. Veja nas figuras abaixo a diferença de posicionamento entre os dois sistemas.

Para uma previsão detalhada para a sua cidade acesse: http://tempo.cptec.inpe.br/

Mais informações sobre os sistemas atuantes na América do Sul em: http://tempo.cptec.inpe.br/boletimtecnico/pt

Acompanhe os avisos meteorológicos vigentes em: http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/



Fonte: CPTEC-INPE

Tags:   Notícias
Comunicar erro

ComentĂĄrios